Conheça alguns alimentos que devem ser consumidos para melhorar a aparência da sua pele

Você lembra daquela frase que diz que você é o que você come? Pois é, essa afirmação também é válida quando o assunto é beleza. Manter a pele hidratada e sem acne, prevenir rugas, atenuar olheiras, evitar o ressecamento, melhorar a maciez e a elasticidade da pele, tem relação direta com o nosso hábito alimentar.

Muitos acreditam que somente os cuidados externos com a pele são suficientes para que ela esteja sempre bonita. Na verdade, o que vem de dentro também é muito importante, ou seja, a alimentação equilibrada e balanceada de vitaminas e minerais regula todas as reações químicas e secreções hormonais dentro do nosso organismo, sendo essencial para a saúde da pele.

Por outro lado, os alimentos industrializados que costumam ser ricos em corante e conservante, como os salgadinhos, hambúrguer e batata frita, só fazem mal à sua beleza. Uma dieta rica em alimentos hiperglicêmicos (carboidratos, açúcares, leite, sorvete, chocolate etc.) aumenta o trabalho das glândulas sebáceas, o que gera acne e não ajudam a deixar a pele bonita.

Vamos, então, lembrar do que devemos ingerir diariamente para manter e melhorar a aparência saudável da pele:

 Líquido: a melhor forma de hidratar e melhorar a maciez da pele é beber de dois a três litros de água diariamente. Também é recomendável consumir água de coco e suco de uva, pois são ricos em potássio (que é importante para a hidratação da pele) e em resveratrol (que é um ótimo antioxidante), respectivamente.

 Licopeno: poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer. Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno.

 Betacaroteno: poderoso antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento celular e protege a pele contra os danos causados pelo sol. Esta presente nos alimentos de cor alaranjada, como a cenoura e laranja.

 Vitamina C: importante nutriente para a produção de colágeno, além de sua excelente ação como antioxidante. Está presente nas frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina, ameixa, entre outras, funcionam como um fotoprotetor. A ingestão desses alimentos protege a pele dos efeitos do sol, previne rugas, envelhecimento precoce e lesões pré-cancerosas.

 Vitaminas B e Zinco: atuam na produção do colágeno e no funcionamento de enzimas antioxidantes. Encontram-se em cereais integrais e leguminosas.

 Silício: atua na estrutura de colágeno e elastina, além de contribuir com a renovação dos tecidos e ter ação antioxidante. A aveia é rica em silício.

 Polifenóis: substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, responsáveis pelos danos causados à pele como manchas e rugas. Podem ser encontrados nas frutas vermelhas.

 Ômega-3: nutriente anti-inflamatório que ajuda a melhorar a hidratação da pele. Esse nutriente pode ser encontrado no salmão, na sardinha, linhaça e chia.

 Polifenois e Flavonoides: tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Encontra-se no feijão, tomate e chá verde.

 Beta-sitosterol: são capazes de reduzir os níveis de cortisol e, consequentemente, amenizar as olheiras. Muito encontrado no abacate.

 Isoflavonas: são hormônios vegetais semelhantes ao estrógeno, que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Para conseguir esses efeitos, a dica é preparar receitas com soja, que é rica em isoflavonas, imprescindível para a beleza da pele.

Além da alimentação adequada, é importante usar protetor diariamente e aplicar hidratante após o banho. O acompanhamento da saúde da sua pele por um especialista também é primordial para um cuidado preventivo e de manutenção da sua beleza.