DEZEMBRO LARANJA: movimento da SBD na prevenção ao câncer da pele

25/11/2015 às 19:06, em Campanhas, Dicas e cuidados, Eventos, Geral, Na Mídia, Notas

Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de laranja e conscientiza sobre a prevenção do câncer da pele

Participe do Dezembro Laranja e apoie a luta contra a doença. Objetivo da ação é alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle

Com a chegada do mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a se engajarem na campanha Dezembro Laranja. A ação, realizada pela entidade pelo segundo ano consecutivo, reforça o combate e a prevenção precoce do câncer da pele e estimula a interação da população com o tema, promovendo a conscientização sobre este tipo de câncer, o de maior incidência no Brasil e no mundo.

Para participar da campanha, use peças de roupas ou adereços na cor laranja. Registre esse momento e compartilhe usando as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol. Além dessa iniciativa, até o fim do ano a entidade realiza diversas ações de prevenção. No domingo, dia 29, na partida contra o Joinville, os jogadores do Cruzeiro vão entrar no gramado no Estádio Mineirão vestindo camisas laranjas e exibir a faixa do Dezembro Laranja.

“Queremos reforçar e difundir a informação sobre o assunto, que é de utilidade pública. Este é o momento em que toda a sociedade, de alguma forma, participa da luta contra o câncer da pele”, ressalta o presidente da SBD, Gabriel Gontijo.

CASOS NO PAÍS

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 135 mil novos casos e o câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença.

A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção, como usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso (até as 10h e depois das 16h).

Para informações detalhadas da campanha de prevenção ao câncer da pele da SBD, acesse www.controleosol.com.br. O hotsite conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de dicas de medidas fotoprotetoras.

Deixe seu comentário

Sua mensagem ainda não foi publicada. Os campos obrigatórios estão marcados com *

*

Você pode usar este HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>